Vivemos novos tempos e a Cultura, mais uma vez, mostra sua força adaptando-se com qualidade, de maneira rápida e criativa. A partir de hoje, todas as atividades dos equipamentos que a POIESIS gerencia acontecerão virtualmente. Nesta página, você encontra todos os conteúdos que são apresentados por programa ou por linguagem artística. A atualização será diária e as novidades serão publicadas nas redes sociais dos Programas. Então curta as nossas páginas e leve + Cultura para o seu dia. Esta ação acontece em conjunto com o #culturaemcasa, desenvolvido pela Secretaria de Cultura e Economia Criativa do Governo do Estado de São Paulo. <3

Nossas
atividades
estão aqui

Fábricas de Cultura
Museus-Casas Literários
Oficinas Culturais
Foto: Mari Campos

Oficinas Culturais

OFICINA

PROJETO ENTRETANGOS: AULAS ABERTAS + BATE-PAPO

On-line

Utilizando exercícios do tango e práticas de consciência corporal, os artistas levam os participantes a perceber o próprio corpo e a acessar estados de atenção intensa, apropriados para o fazer artístico – e também para o autoconhecimento e reconexão consigo mesmo. Na sequência de cada bate-papo serão abordados temas que envolvem a sociedade como um todo e as práticas das danças a dois: temas centrais para a criação do espetáculo Entretangos.

Programação:

Dia 21/5 – AULA: UM ESTADO DE TANGO | BATE-PAPO: TANGO QUEER E O LUGAR “FEMININO” NO TANGO 

Mediação: Lucas Fernandes.

Nessa aula, os participantes serão levados a tocar seus corpos e experimentar os movimentos básicos que colocam o corpo num estado de atenção próprio para dançar tango. No bate-papo, debate sobre tango queer e aquilo que é considerado feminino na dança.

Dia 28/5 – AULA: TANGO-ZEN: DANÇAR DE DENTRO PARA FORA | BATE-PAPO: FEMINISMO NO TANGO, REPRESENTAÇÃO DA MULHER E EXPERIÊNCIAS DISSIDENTES 

Mediação: Mari Franco.

Técnicas do tango (estudo de eixo, equilíbrio e movimentações da coluna) serão aplicadas juntamente à respiração para levar os participantes a um profundo estado de presença. Dançar só torna-se um ato meditativo. No bate-papo, será abordada a hipersexualização dos corpos femininos na dança a dois e maneiras de ressignificar essa representação.

Dia 4/6 – AULA: TANGO PELA PELE: SENSIBILIDADE E ESCUTA | BATE-PAPO: MASCULINIDADES E AS EXPERIÊNCIAS DE PESSOAS ASIÁTICAS BRASILEIRAS NA DANÇA 

Mediação: Guilherme Akio.

Os participantes serão levados a explorar, de diferentes formas, a sensibilidade da pele. Por meio das sensações do maior órgão do corpo humano, são estudadas movimentações corporais próprias do tango. No bate-papo, um debate sobre sensibilidade, masculinidades e cultura asiática presente no Brasil.

 

De 21/5 a 4/6 | Sextas-feiras | Das 18h30 às 20h. Plataforma: Zoom.

Vagas: 30. Participação: Inscrição individual. Seleção: Por ordem de inscrição. Público: interessados em geral. Classificação indicativa: Maiores de 16 anos.

Depois de inscrito, o participante receberá o link por e-mail no dia da atividade, podendo participar de um ou de todos os encontros. Até 3/6   inscreva-se aqui.

 

OSWALD DE ANDRADE 21/05, 28/05, 04/06 Horário:. 18:30

Compartilhe: