Vivemos novos tempos e a Cultura, mais uma vez, mostra sua força adaptando-se com qualidade, de maneira rápida e criativa. A partir de hoje, todas as atividades dos equipamentos que a POIESIS gerencia acontecerão virtualmente. Nesta página, você encontra todos os conteúdos que são apresentados por programa ou por linguagem artística. A atualização será diária e as novidades serão publicadas nas redes sociais dos Programas. Então curta as nossas páginas e leve + Cultura para o seu dia. Esta ação acontece em conjunto com o #culturaemcasa, desenvolvido pela Secretaria de Cultura, Economia e Industrias Criativas do Governo do Estado de São Paulo. <3

Nossas
atividades
estão aqui

Fábricas de Cultura
Museus-Casas Literários
Oficinas Culturais
Foto: Divulgação.

Museus Casas-Literários

PALESTRA

CLUBE DE LEITURA CASA MÁRIO DE ANDRADE

Com Lucineide Vieira e convidados

Sábado, 29 de janeiro, das 16h30 às 18h

 

Nos encontros do Clube de Leitura da Casa Mário de Andrade, os participantes terão oportunidade de conhecer o movimento de cordelistas que atuam para difundir esse gênero literário por meio de suas obras e ações. A cada encontro, um autor convidado fará uma breve apresentação de sua trajetória, seguida da leitura de um de seus cordéis.

Organização: Josué Gonçalves de Araújo e Lucineide Vieira.

Mediação: Lucineide Vieira.

 

Para realizar sua inscrição,  clique aqui.

A atividade será realizada por meio da plataforma Zoom.

O link será enviado aos inscritos por e-mail.

 

Cronograma das atividades:

 

– 29/01: Nando Poeta apresenta o cordel “Semana de Arte Moderna”.

 

Josué Gonçalves de Araújo  nasceu no Pontal do Paranapanema, na cidade de Marabá Paulista – SP, mas viveu toda a sua infância e juventude na cidade vizinha, Mirante do Paranapanema e, aos 18 anos de idade, migrou para a capital paulista. Foi bancário e, atualmente, além de escritor é diagramador de textos para a Editora Luzeiro e Magazine Gibi.

 

Lucineide Vieira da Silva Cipoli  é formada em Pedagogia pela UEPB, e pós-graduada em Língua Portuguesa pela PUC/SP, onde redigiu um trabalho de conclusão de curso sobre “As Peculiaridades do Texto de Cordel”. Trabalha na Rede Municipal de Educação de São Paulo, como POSL – Professora Orientadora de Sala de Leitura -, onde desenvolve um projeto de Organização de Sarau e coordena os Estudos Literários da AEL- Academia de Estudantes de Letras – Graciliano Ramos. Faz parte do Movimento Nacional de Mulheres Unidas em Combate ao Machismo e do Coletivo Teodoras do Cordel- artevistas SP, onde publicou ao lado de 18 cordelistas o Cordel “Justica Violada”. É idealizadora e mediadora do Clube de Leitura Ler_Mulher e do Clube de Leitura de Cordel de São Paulo, que vem integrando a programação do Museu Casa Mário de Andrade.

 

Nando Poeta  (Fernando Antonio Soares dos Santos) nasceu em Natal-RN, é formado em Ciências Sociais (Sociologia e Política) pela UFRN. Poeta, Sociólogo e Produtor Cultural. Atualmente é educador no Núcleo de Educação em Direitos Humanos da Secretaria Estadual da Educação do Rio Grande do Norte e militante dos movimentos sociais, e atua como educador popular do ILAESE (Instituto Latino-americano de Estudos Socioeconômicos). Escreveu o primeiro cordel 2008 e, atualmente, possui títulos publicados nas Editoras Luzeiro e Areia Dourada. Na cidade de São Paulo, participou do Movimento Escola Caravana do Cordel. Atua no Ponto de Memória Estação do Cordel, em Natal-RN e no evento Quinta Cultural. Em 2018, foi eleito para a Academia Norte-Rio-Grandense de Literatura de Cordel.

Casa Mário de Andrade 29/01 Horário:. 16:30

Compartilhe: