Vivemos novos tempos e a Cultura, mais uma vez, mostra sua força adaptando-se com qualidade, de maneira rápida e criativa. A partir de hoje, todas as atividades dos equipamentos que a POIESIS gerencia acontecerão virtualmente. Nesta página, você encontra todos os conteúdos que são apresentados por programa ou por linguagem artística. A atualização será diária e as novidades serão publicadas nas redes sociais dos Programas. Então curta as nossas páginas e leve + Cultura para o seu dia. Esta ação acontece em conjunto com o #culturaemcasa, desenvolvido pela Secretaria de Cultura, Economia e Industrias Criativas do Governo do Estado de São Paulo. <3

Nossas
atividades
estão aqui

Fábricas de Cultura
Museus-Casas Literários
Oficinas Culturais

Destaques da programação

Todos

Estúdios

IDEIAS E SONS ESPECIAL MÊS DAS MÃES, COM LÍVIA CRUZ

Neste especial no Mês das Mães, a artista Lívia Cruz apresenta seu repertório autoral enquanto compartilha as experiências da maternidade e como concilia a vida profissional e artística nessa jornada. Nascida em Recife, a cantora e compositora é uma das principais expoentes da cultura Hip Hop no Brasil, com dois álbuns oficiais (Muito Mais Amor […]

Fábrica de Cultura Brasilândia

OFICINA E CONTAÇÃO DE ESTÓRIA: O BARQUINHO E O JACARÉ COM GABRIELA ROSSINI

“O Barquinho e o Jacaré” que teve o seu lançamento em fevereiro de 2023 na Casa das Rosas é um livro que retrata como é importante lidar com nossas emoções e nos ajuda termos maior compreensão de como enfrentarmos os medos para alcançarmos nossos ideais.

Fábrica de Cultura Capão Redondo

ENCONTRO COM A ESCRITORA LILIA GUERRA: “DESCAMINHOS PARA O FIM DO MUNDO”

O encontro com a autora Lilia Guerra tem como intuito um bate-papo sobre a sua trajetória na arte da escrita e o processo criativo e também sobre os meio de publicação dos seus livros “O céu para os bastardos”, "Perifobia", "Rua do Larguinho", "Amor e Avenida" entre outros.

Fábrica de Cultura Diadema

BIBLIOTECA, SUBSTANTIVO FEMININO: DE QUEM É ESSA HISTÓRIA?

Nesta atividade você vai conhecer um pouco mais sobre as obras e vida de escritoras presentes em nosso acervo, com um jogo de cartas divertido e educativo.

Fábrica de Cultura Iguape

MULHERES QUE INSPIRAM

No dia internacional das mulheres a equipe da biblioteca entregará cartas com poesias, textos, descobertas, fotografias e obras de artes feitas por mulheres brasileiras. Essa entrega será feita no espaço da fábrica, no bairro do Rocio e seu entorno, a fim de mostrar personagens femininas importantes da nossa história.

Fábrica de Cultura Jaçanã

ESCUTA ATENTA

Vamos praticar a escuta ativa da música “Principia” do álbum AmarElo do Emicida e, a partir disso, fomentar o diálogo sobre as mensagens e intenções presentes nessa composição. Será um momento de questionar aquilo que escutamos e discutir os possíveis significados. Ao fim da atividade, vamos construir um cartaz com frases e versos de canções que curtimos.

Fábrica de Cultura Jardim São Luís

GEOTINA: TINTA DE TERRA

Venha colocar a mão na terra, fazer tinta de terra e se aventurar nas possibilidades!

Fábrica de Cultura Osasco

MEDIAÇÃO DE LEITURA DO CONTO “A ESCRAVA” DE MARINA FIRMINA DOS REIS

Iremos ler juntos e discutir a respeito do conto “A escrava” de Mariana Firmina dos Reis, o conto está disponível em nosso acervo virtual, “Árvore de Livros”.

Fábrica de Cultura Vila Nova Cachoeirinha

TRANÇANDO IDÉIAS

O que a beleza tem a ver com a ancestralidade? Nesta atividade da Biblioteca, apresentada por Nicole Jesus, embarcaremos nas histórias de penteados africanos e afro-brasileiros e, juntos, praticamos alguns desses penteados em nossos próprios cabelos.

Estúdios

IDEIAS E SONS ESPECIAL MÊS DAS MÃES, COM LÍVIA CRUZ

Neste especial no Mês das Mães, a artista Lívia Cruz apresenta seu repertório autoral enquanto compartilha as experiências da maternidade e como concilia a vida profissional e artística nessa jornada. Nascida em Recife, a cantora e compositora é uma das principais expoentes da cultura Hip Hop no Brasil, com dois álbuns oficiais (Muito Mais Amor […]

Casa das Rosas

NOVAS FORMAS DE SE (RE)FAZER O CORPO

Sábado, 16 de setembro de 2023, das 15h às 17h Roda de conversa em torno do livro O Corpo de Laura, de Laura Redfern Navarro, a partir do movimento de desconstrução e reconstrução do corpo por meio da linguagem poética, principalmente sob a perspectiva da literatura contemporânea escrita por mulheres. O evento contará também com leitura de poemas da obra, selecionada pelo PROAC.

Casa das Rosas

FESTIVAL LITERÁRIO DE OURINHOS: LITERATURA AFRODESCENDENTE

Segunda-feira a sábado, 11 a 16 de setembro de 2023 Realização da 5ª edição do LITOU, que aborda a questão da literatura afrodescendente e suas dimensões culturais, filosóficas, históricas, artísticas e literárias, com curadoria coletiva.

Casa Guilherme de Almeida

NOTAS EM CARROSSEL | O CASAL ALMEIDA POR LASAR SEGALL

O acervo do museu conta com 2 pinturas de Lasar Segall (1889-1957) que retratam o casal Guilherme e Baby de Almeida. A publicação apresentará ao público uma leitura dessas obras, destacando suas composições, influências das vanguardas europeias e os possíveis olhares de Segall para cada uma dessas personagens.

Casa Guilherme de Almeida

SANKOFA: ESCREVIVÊNCIAS ANTIRRACISTAS

Por meio do pássaro Sankofa como base ancestral, as pessoas são convidadas a participar de uma roda de conversa que envolve vivências, saberes e fazeres na luta contra o racismo no Brasil. O racismo é a expressão de muitas dores coloniais que desumanizam e rebaixam outras humanidades ainda no século XXI; assim, é importante sermos sementes teimosas que germinam e resistem onde ninguém mais acredita que isso seja possível. Essa roda de conversa será um espaço de trocas afetivas e revolucionárias, em expressão ao oriki “Exu matou um pássaro ontem, com uma pedra que só jogou hoje”.

Casa Mário de Andrade

MÁRIO ITINERANTE NOS PARQUES PÚBLICOS

Partindo do projeto pioneiro de Parques Infantis, inaugurado na gestão de Mário de Andrade no Departamento de Cultura Municipal de São Paulo, e das perambulações do “poeta itinerante” pela cidade, o Núcleo de Ação Educativa convida a família para um encontro de leitura, no qual a produção poética do escritor será abordada em seus aspectos lúdicos.

Casa Mário de Andrade

GLOSSÁRIO DECOLONIAL DE MACUNAÍMA

Termos e expressões que compõem Macunaíma (1928) foram analisados e explicados a partir de uma perspectiva decolonial, dando origem a um glossário singular e bastante atual. Neste encontro, a idealizadora e organizadora do projeto apresenta o livro, recém-lançado, e trata do processo de produção e pesquisa, que buscou valorizar a diversidade cultural e linguística da famosa rapsódia de Mário de Andrade.

ALFREDO VOLPI

BATE-PAPO LANÇAMENTO DO DOCUMENTÁRIO: ORQUESTRA VOLPI DE VIOLA CAIPIRA

Bate-papo de lançamento do documentário: Orquestra Volpi de Viola Caipira.

ALFREDO VOLPI

ORQUESTRA VOLPI DE VIOLA CAIPIRA

Documentário: Orquestra Volpi de Viola Caipira.

FORMAÇÃO NO INTERIOR

DO AMOR DE DANTE POR BEATRIZ

Aula-recital: Do Amor de Dante por Beatriz.

FORMAÇÃO NO INTERIOR

HISTÓRIA SOCIAL DO SAMBA PAULISTA

História Social do Samba Paulista.

MAESTRO JUAN SERRANO

ROYCE DO CAVACO RETORNA AO PALCO VIRTUAL: DA MAGIA DA AVENIDA AOS PALCOS DA VIDA

Royce do Cavaco retorna ao Palco Virtual: Da Magia da Avenida aos Palcos da Vida.

MAESTRO JUAN SERRANO

SOBREMESA CRIATIVA PARA CEIA NATALINA: GASTRONOMIA INTERATIVA AO VIVO!

Sobremesa Criativa para Ceia Natalina: Gastronomia Interativa Ao Vivo!

OSWALD DE ANDRADE

O QUE NOS CONTA SOBRE A MODERNIDADE A EXPOSIÇÃO DE ARTE E ARQUITETURA DA SEMANA DE 22?

Debate: O que nos conta sobre a Modernidade a exposição de arte e arquitetura da Semana de 22?

OSWALD DE ANDRADE

A IDADE DA PESTE

Exibição: A idade da Peste.

QUALIFICAÇÃO EM ARTES

MOSTRA DE TEATRO | EDIÇÃO ON-LINE 2021

Mostra de Teatro - Edição On-line 2021

QUALIFICAÇÃO EM ARTES

NOITE ADENTRO COM O PROGRAMA DE QUALIFICAÇÃO EM DANÇA – 2021

Noite Adentro com o Programa de Qualificação em Dança – 2021.