Notícias
Palestras na Casa Mário de Andrade discutem grandes obras do escritor modernista

Os amantes da literatura não podem perder o Ciclo “Livros de Mário de Andrade”, que acontecerá entre os meses de fevereiro e março, no museu que leva o nome do escritor modernista. Grandes especialistas palestrarão na Casa Mário de Andrade – integrante da Rede de Museus-Casas Literários, da Secretaria de Cultura e Economia Criativa do Estado de São Paulo, gerenciada pela Poiesis – sobre três grandes livros do autor: Namoros com a medicina (1937), Danças dramáticas do Brasil (1959) e Dicionário musical brasileiro (1989). As atividades, que são gratuitas, acontecerão aos sábados, das 16h às 18h. Para participar basta se inscrever pelo site do museu.
A palestra 60 anos de Danças dramáticas do Brasil abrirá a programação, no dia 9 de fevereiro, com Cacá Machado, que analisará as danças dramáticas denominadas cheganças, congadas, bumba-meu-boi e moçambiques. Machado é historiador, compositor e professor do Departamento de Música do Instituto de Artes da Unicamp. Foi pesquisador visitante no Departamento de Música da Columbia University, e atualmente é Diretor-Presidente da Associação Amigos do Centro Cultural São Paulo.
Já no dia 23 de fevereiro, Silvia Goes comandará a palestra 80 anos de Namoros com a medicina, cujo livro tem os ensaios Terapêutica Musical – sobre o poder curativo da música –, e A Medicina dos Excretos – sobre usos terapêuticos de fezes e urina. Goes é pianista e compositora, com 60 anos de atividade musical, 9 CDs gravados e 8 livros publicados.
Já Flávia Toni ministrará a palestra 30 anos do Dicionário musical brasileiro, que será dia 30 de março. O livro, que foi organizado por Oneyda Alvarenga e Toni, apresenta os principais termos da música – em especial da música brasileira –, compilados por Mário de Andrade. Toni é mestre e doutora em Artes, além de professora da USP. Na década de 1980, como pesquisadora do Centro Cultural São Paulo, processou e descreveu todo o acervo constituído pela Missão de Pesquisas Folclóricas – comandada por Mário – trabalhando, a partir de então, pelo restauro e preservação da Coleção.
SOBRE A CASA MÁRIO DE ANDRADE
A Casa Mário de Andrade funciona no endereço da antiga casa do escritor Mário de Andrade, um dos principais mentores do modernismo brasileiro e da Semana de Arte Moderna de 1922. O museu abriga uma exposição permanente, que é aberta à visitação, com objetos pessoais do modernista, além de documentos de imagem e áudio relacionados à sua trajetória. O museu também realiza uma intensa programação de atividades culturais e educativas. A Casa integra a Rede de Museus-Casas Literários da Secretaria de Cultura e Economia Criativa do Estado de São Paulo, gerenciada pela Poiesis.
SOBRE A POIESIS
A Poiesis – Organização Social de Cultura é uma organização social que desenvolve e gere programas e projetos, além de pesquisas e espaços culturais, museológicos e educacionais, voltados para a formação complementar de estudantes e do público em geral. A instituição trabalha com o propósito de propiciar espaços de acesso democrático ao conhecimento, de estímulo à criação artística e intelectual e de difusão da língua e da literatura.
SERVIÇO:
Ciclo “Livros de Mário de Andrade”
Sábados – das 16h às 18h
9/2: 60 anos de Danças dramáticas do Brasil
23/2: 80 anos de Namoros com a medicina
30/3: 30 anos do Dicionário musical brasileiro
Casa Mário de Andrade
Rua Lopes Chaves, 546 - Barra Funda - São Paulo
Telefone: (11) 3666-5803 | 3826-4085
Funcionamento: de terça-feira a sábado, das 10h às 18h
Sede: Rua Lubavitch, 64 - Bom Retiro | CEP 01123-010 | Telefone: 4096-9900