Vivemos novos tempos e a Cultura, mais uma vez, mostra sua força adaptando-se com qualidade, de maneira rápida e criativa. A partir de hoje, todas as atividades dos equipamentos que a POIESIS gerencia acontecerão virtualmente. Nesta página, você encontra todos os conteúdos que são apresentados por programa ou por linguagem artística. A atualização será diária e as novidades serão publicadas nas redes sociais dos Programas. Então curta as nossas páginas e leve + Cultura para o seu dia. Esta ação acontece em conjunto com o #culturaemcasa, desenvolvido pela Secretaria de Cultura e Economia Criativa do Governo do Estado de São Paulo. <3

Nossas
atividades
estão aqui

Fábricas de Cultura
Museus-Casas Literários
Oficinas Culturais
Foto: Divulgação.

Oficinas Culturais

LIVE

RITUAIS SAGRADOS X CORPOREIDADES NEGRAS

On-line

Pensar o corpo como terreiro, reflexão cunhada por Luiz Antonio Simas, é pensar as corporeidades negras em diáspora como assentamento de saberes, de onde se manifestam múltiplas sabedorias de África transportadas pelo Atlântico. Esse movimento só foi possível através do corpo, suporte de memória, que nos rituais reinventa mundos e desafia a dinâmica da vida.
O Núcleo de Estudos em Corporeidades Negras iniciou, em Outubro, uma trilogia que vem investigando o diálogo das corporeidades negras com a música, as artes visuais e os rituais. E, para discorrer sobre a encruzilhada dos Rituais Sagrados X Corporeidades Negras, convidamos a Egbomi Cici, grande sábia do candomblé Nagô da Bahia. Nancy de Souza, seu nome de batismo, foi iniciada no candomblé há aproximadamente 50 anos. Desde então, vem se tornando guardiã do conhecimento ancestral africano e mensageira das gerações antigas. Egbomi Cici, com seus 81 anos, é Patrimônio Vivo da Fundação Pierre Verger, responsável por legendar 11 mil fotografias do etnólogo Pierre Verger, de quem foi assistente.
Com Egbomi Cici. Mediação: Kelly Santos. Coordenação: Núcleo de Estudos em Corporeidades Negras.

Dia 26/11 | Quinta-feira | Das 15h às 16h. Plataforma de exibição: Instagram @nucleocorporeidades Classificação livre. Exibição aberta, sem a necessidade de inscrição.

ALFREDO VOLPI 26/11 Horário:. 15:00

Compartilhe: