BUSCAR
Twitter
Twitter
Instagram
Facebook

EXPOSIÇÕES

Tempo-Vero: Instalação dialoga com poema A Máquina do Mundo Repensada, de Haroldo de Campos

05/08/2013

Tempo-vero, Leonardo Tepedino,será inaugurada no dia 16 de agosto, às 20h, e fica em cartaz até 29 de setembro.

 

A CasadasRosas – Espaço Haroldode Campos de Poesia e Literatura, inaugura no dia 16 de agosto, às 20h, tempo-vero, uma instalação do arquiteto e escultor carioca Leonardo Tepedino que dialoga com o livro-poema A máquina do mundo repensada (2000), de Haroldo de Campos.

 

Originariamente concebida para ocupar as Cavalariças do Parque Lage, no Rio de Janeiro, a escultura composta de fragmentos de madeira foi adaptada agora aos interiores da Casa das Rosas, iniciativa do Centro de Referência Haroldo de Campos. Inaugurada por ocasião do evento Hora H, em homenagem a Haroldo de Campos, a mostra poderá ser vista até 29 de setembro.

 

Designado como o desenhista do futuro, Tepedino cria em seu projeto a união do simples artesão com o projetista moderno. A grande peça com fragmentos de madeira contorcidos e emendados funciona como uma intervenção na mansão de Ramos de Azevedo, redimensionando o espaço interno do edifício.

 

Segundo Simone Homem de Mello, coordenadora do Centro de Referência Haroldo de Campos, “a escultura redimensiona a construção arquitetônica, conferindo volume ao vazio, ao espaço negativo dos interiores”.

 

O título tempo-vero foi extraído de A Máquina do Mundo Repensada, um livro-poema em que Haroldo de Campos mistura referências poéticas e científicas para refletir sobre o cosmos.

 

Ao lado de referências da tradição literária universal, como Dante e Camões, e da literatura brasileira, como Carlos Drummond de Andrade, Haroldo envereda pela física de Newton e pela cosmologia de Galileu, criando um poema indagador da ordem cósmica e textual.

 

Leonardo Tepedino é mestre em Linguagens Visuais pela Escola de Belas Artes da Universidade Federal do Rio de Janeiro e arquiteto formado pela Universidade Santa Úrsula. Fez aperfeiçoamento em Artes Visuais em Milão, com orientação de Luciano Fabro. Participou de diversas exposições coletivas e individuais. 

 

Serviço

Tempo-Vero

Leonardo Tepedino

De 16 de agosto a 29 de setembro de 2013

Grátis

 

 

CASA DAS ROSAS
ESPAÇO HAROLDO DE CAMPOS DE POESIA E LITERATURA
+55 (11) 3285-6986 contato@casadasrosas.org.br
Av. Paulista, 37 Bela Vista CEP 01311-902 São Paulo Brasil
HORÁRIO DE FUNCIONAMENTO DO MUSEU
Terça-feira a domingo:
Jardim: das 7h às 22h
Museu: das 10h às 18h (entrada até às 17h30)
Governo do Estado de São Paulo
TRABALHE CONOSCO COMPRAS E CONTRATAÇÕES RELATÓRIO DE ATIVIDADES CONTRATO E GESTÃO SECRETARIA DA CULTURA MAPA DO SITE

Este site utiliza cookies e outras tecnologias semelhantes para melhorar a sua experiência em nossos serviços. Ao utilizar nossos serviços, você concorda com tal monitoramento.
Consulte sobre os Cookies e a Política de Privacidade para obter mais informações.

ACEITAR