Bibliocasa é o espaço expositivo da Casa das Rosas destinado a mostras temáticas que exploram aspectos do Acervo Haroldo de Campos, composto por livros, documentos e objetos que pertenceram ao poeta.
BRANCO: A PÁGINA DESDOBRADA
A tradução de Blanco, de Octavio Paz, por Haroldo de Campos
“tomei a mescalina de mim mesmo
e passei esta noite em claro
traduzindo BLANCO de octavio paz"
Haroldo de Campos
Durante o ano de 2015, algumas das atividades do Centro de Referência Haroldo de Campos abordarão a importante relação intelectual, poética e de amizade entre o poeta Octávio Paz (mexicano, prêmio Nobel de Literatura em 1990 e falecido em 1998) e Haroldo de Campos.
A primeira dessas atividades é a exposição Branco: a página desdobrada, que estará em exibição de 14 de abril a 12 de julho na Bibliocasa, espaço expositivo da Casa das Rosas destinado a mostras temáticas que exploram aspectos do Acervo Haroldo de Campos, composto por livros, documentos e objetos que pertenceram ao poeta.
A exposição trata de um dos livros mais importantes de Octavio Paz, Blanco, de 1967, e sua tradução para o português por Haroldo de Campos, considerada uma tradução exemplar de seu pensamento e de sua prática, a que ele denominou transcriação.
Na exposição, o público encontrará livros e documentos originais do acervo do poeta Haroldo de Campos, que testemunham o diálogo do autor brasileiro com o mexicano para a realização da elogiada tradução do grande poema. Diálogo que, aliás, toma parte do intercâmbio mais amplo que, ao longo de três décadas, desenvolveram Haroldo e Paz ao refletir sobre os rumos da poesia contemporânea.
Julio Mendonça
Coordenador do Centro de Referência Haroldo de Campos